segunda-feira, 4 de novembro de 2013

"Você está onde se põe. É a lei da vida. Se você se colocar em um lugar melhor, sua vida mudará e coisas boas começarão a acontecer. A escolha está em suas mãos." - Resenha do livro "Se abrindo para a vida" - Zibia Gasparetto

Certa vez assistindo a um show de calouros, ouvi a seguinte frase saindo da boca de um ex-viciado em drogas: "Onde houver uma chance, sempre haverá uma escolha".

Não pude deixar de lembrar desta frase quando li a nova obra de Zibia Gasparetto. Já imaginei que tiraria uma grande lição deste livro, pois todos os que já tive a oportunidade de ler da autora, me senti assistindo aulas de um professor que se paga muito caro a hora/aula: a vida.

Se abrindo para a vida narra a história de Jacira, uma mulher completamente anulada de suas próprias vontades. Com 38 anos de idade, nunca havia tido um namorado, vive com os pais (uma mãe que finge estar o tempo todo doente para ter a desculpa de não fazer absolutamente nada, e um pai recém desempregado que passa os dias sentado em frente a televisão). Seus únicos dois irmãos, fugiram de casa quando ainda jovens, e há mais de 10 anos sua família não tem sequer noticias de seus paradeiros.

Nossa protagonista é costureira e o pouco que ganha, sustenta uma casa pobre a moedas contadas. Vocês já podem imaginar, que a vida de Jacira não é fácil, e o desanimo, depressão e falta de auto estima fazem parte de seu dia a dia.

Por se tratar de um livro espirita, "nada nos acontece por acaso", Jacira tem uma oportunidade de ouro, que a faz repensar em suas atitudes perante as dificuldades que vive. Eis, que ela descobre no amor próprio a chave para a superação.

Em falar em amor próprio, chego ao ponto chave desta obra. Qual o sentido de se ter tudo, se o que nos falta é o amor principal da nossa vida? O nosso mesmo?

Quando nos abrimos para a vida, descobrimos que a felicidade é o destino de todos, mas os problemas são sempre maiores, as desilusões as mais graves, os tombos os mais doloridos, as decepções as piores que já vivemos e o azar que se condiciona o tempo todo a nos rodear.

Será mesmo?

Voltando ao ex viciado em drogas do começo da resenha. Foi uma escolha dele entrar no mundo das drogas e praticamente acabar com sua vida, mas foi apenas uma chance que a vida lhe deu e ele escolheu dar a volta por cima e enxergar dentro de si que havia uma luz muito mais brilhante e pronta para abrir suas portas para um renascimento interno.

E foi assim que aconteceu também com Jacira, a propria anulação foi a falta de se amar por completo, e quando ela passa a fazer isso, sua vida gira em 360 graus, e o término do livro só vem provar que as coisas podem mesmo não acontecer por um acaso, mas os acasos são exatamente as tais das chances. Porém, fazer esse acaso ser um beneficio, depende de nossas escolhas, e são através delas que nos permitimos encontrar a real felicidade.

Sabe aquela pessoa que do nada entra em sua vida? Ou uma que passou e te disse uma frase que marcou seu dia? Ou um livro que abriu em uma página e te forçou a ler uma frase? Ou então, um acontecimento muito ruim, que mas para a frente se mostrou o motivo de dias melhores?
Preste atenção, porque ali pode estar a sua chance de fazer uma escolha para uma mudança significativa em sua vida.

Está esperando o que? A vida é muito preciosa para ser desperdiçada com escolhas erradas ou a ignorante falta de uma.

Como diziz Sébastien -Roch Chamfort: "É pelo nosso amor-próprio que o amor nos seduz. Como resistir a um sentimento que embeleza o que temos, que nos restitui o que perdemos e nos dá o que não temos".

Para quem ainda não enxergou as chances, indico a leitura como um aprendizado de vida ou uma restituição de como ela vendo sendo trilhada perante suas escolhas.

Minha nota: 9,5

OBS: Deixo aqui o video de Chris Rene, o ex viciado em drogas. Um video que considero gratificante na questão de boas escolhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário